13

Ter um cão já é uma grande responsabilidade, um cãozinho inseguro então..

É preciso ter mais paciência e dedicação do que o normal, mas não é algo impossivel.

Entenda o que pode levar um cão a ser medroso:

Publicidade

301.852 post e banner Senac Banner 1
  1. Genética: Algumas raças são mais predispostas a comportamentos tímidos ou medrosos devido a fatores genéticos. (Mas a cruza sem levar em consideração questões comportamentais dos pais, independente de ser de raça ou não também pode interferir).
  2. Falta de socialização/ambientação: Cães que não foram expostos a diversas experiências, pessoas e ambientes durante a fase de socialização (entre 3 e 14 semanas) podem desenvolver medo.
  3. Experiências traumáticas: Um evento negativo, como um acidente ou abuso, pode deixar marcas duradouras e causar medo em situações semelhantes.
  4. Ambiente: Um lar muito barulhento ou instável pode aumentar a ansiedade do cão (sempre bom identificar o gatilho).
  5. Falta de confiança: Cães que não têm vínculo com o dono e falta de treinamento de obediência tendem a terem que “se virar” sozinhos.
  6. Fatores de saúde: Problemas de saúde ou dor podem também contribuir para o comportamento medroso(agressivo).

Identificar o gatilho exato é fundamental para iniciar o treinamento junto a um profissional de adestramento. A insegurança é um comportamento super possível de ser trabalhado, contanto que seja feito da forma correta.

Para ajudar um cão inseguro é preciso inicialmente construir um vínculo com ele e trabalhar a obediência básica, ou seja, seu cão precisa te escutar, entender o que você está comunicando com ele (principalmente no momento do medo) e ter um local seguro quando se sentir ameaçado.

Outras etapas serão necessárias, tais como:

  • Socialização gradativa
  • Desensibilização
  • Ambientação
  • As vezes o uso de florais/medicação (consultar vet)
  • Consultoria comportamental

De fato não é uma situação que o seu irá melhorar da noite pro dia, ou até mesmo deixar de ser inseguro, mas é um caminho pra ele pelo menos viver bem e mais tranquilo.

Seu cãozinho passa por isso?

Entre em contato e agende uma consultoria!

Aléxia Soares

Educadora Canina

Instagram: @alexiamsoares
WhatsApp: (31)99540-1371

Leia mais:
Enriquecimento ambiental canino