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O 1º Seminário de Investimento e Oportunidades da Infraestrutura em Minas Gerais, realizado, pela Fiemg teve como temas, obras de melhoria em grandes modais de transporte que são esperadas há décadas pelos mineiros.
Executivos de grandes concessionárias falaram sobre projetos já implementados e o que está planejado para o metrô de Belo Horizonte, o trecho da BR-040, entre a capital e Juiz de Fora, o Rodoanel Metropolitano, Aeroporto Internacional de BH, em Confins, e a BR-381. O seminário foi realizado no Teatro SESIMinas, pela FIEMG.
Belo Horizonte conta com apenas uma linha do metrô, que liga a estação Venda Nova ao terminal Eldorado, em Contagem. A expansão desse meio de transporte para outras regiões da capital e da região metropolitana é um dos anseios do cidadão que circula pela Grande BH. Em dezembro de 2022, o metrô de Belo Horizonte foi concedido à iniciativa privada.
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A Metrô BH é a concessionária responsável pelo serviço e o CEO da empresa, Ronaldo Vancelotte, detalhou o que já foi feito de melhoria e o que está por vir nos próximos anos.
Atualmente, o metrô tem 35 composições que transportam cerca de 100 mil passageiros por dia em 200 viagens. O traçado tem 28 km de trilhos e 19 estações, dos quais 10 serão revitalizados até março de 2025, segundo informou Vancelote. A linha 1 terá uma nova estação, a Novo Eldorado, prevista para ser entregue no segundo semestre do ano que vem. Com a obra, será 1,6 quilômetros de trilhos a mais.
Sobre a linha 2, o CEO afirmou que as intervenções na estação Amazonas serão concluídas no último trimestre de 2025. Além desse ponto de embarque e desembarque, haverá mais seis: Nova Suíça, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro. Ronaldo Vancelotte detalhou outros investimentos no metrô, incluindo a compra de novos equipamentos, composições, infraestrutura para geração de energia limpa, entre outros.
Transporte em MG
Desde agosto deste ano, a BR-040, entre Belo Horizonte, na Zona da Mata, está sob a responsabilidade da EPR Via Mineira, que investirá R$ 8,7 bilhões no trecho nos próximos 30 anos, com foco na duplicação de 164 quilômetros e uma adição de 42 km de faixas. Esses e outros dados foram apresentados pelo CEO da empresa, José Carlos Cassaniga.
Conforme o gestor, está prevista a construção de 14 km de ciclovias, oito passarelas e outras estruturas. “A BR-040 é um corredor de suma importância para o estado de Minas Gerais, o Brasil, a população que mora no entorno e as empresas. Sabemos dos nossos desafios para fazer um período de concessão bem consistente, atendendo os anseios da sociedade”. Além da BR-040, a EPR possuiu mais três concessões de rodovias em Minas – duas no Sul e uma no Triângulo. Esses contratos são com o governo do estado.
A construção do Rodoanel Metropolitano é mais uma grande obra esperada no estado. Com prazo de concessão de 30 anos, as intervenções para construir a nova rodovia devem começar em 2028, conforme o presidente do Rodoanel BH, Celso Paes. Atualmente, o projeto executivo e os processos de licenciamento ambiental estão em andamento.
“O Rodoanel será uma rodovia com projeto 100% novo que vai conectar a Região Metropolitana de Belo Horizonte a diversas localidades, com o Aeroporto Internacional de Confins, indústrias e mineração, apresentando uma oportunidade estratégica para o desenvolvimento econômico e social”, opinou Paes. A rodovia terá cerca de 100 quilômetros de extensão, dos quais 70 km em pista dupla, além de quatro postos de pesagem e praças de pedágio. Com a nova via, prosseguiu o diretor presidente, é esperada uma redução de cerca de mil acidentes por ano e 200 mortes.
Possibilidades
Já o CEO da BH Airport, empresa que administra o Aeroporto Internacional de BH, Daniel Miranda, destacou o trabalho feito pela concessionária desde quando assumiu o terminal para ampliar a capacidade de atendimento e melhorar a sua infraestrutura.
Nos últimos 10 anos, cerca de R$1,3 bilhão foi investido em obras, o que implicou no aumento de 10 milhões para 32 mi de passageiros no período. Os ganhos podem ser vistos em outras áreas, com o aumento de números de voos internacionais e nacionais, fazendo do aeroporto o segundo hub de rotas domésticas.
BR- 381
A BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, será finalmente duplicada. A expectativa é de André Salazar, sócio da 4UM Investimentos, concessionária que venceu o leilão da rodovia e vai administrá-la nos próximos 30 anos. Serão investidos R$9 bilhões na duplicação de 134,2 quilômetros, construção de áreas de escape, de um ponto de parada de descanso para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres.
Salazar disse que o contrato de concessão deve ser assinado entre o fim de novembro e início de dezembro deste ano, com o início dos trabalhos em 2025. “Nós nos preparamos para disputar um edital que incluía o trecho na saída de BH e implicaria mais investimentos, o que tornou inviável. O projeto foi remodelado pela ANTT, que abriu diálogo com o mercado para ajustar a proposta”, destacou.
O segundo painel do dia foi a respeito das oportunidades e investimentos para Minas Gerais e contou com a participação do professor da Fundação Dom Cabral Paulo Resende, do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Sérgio Lopes Cabral, diretor da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Invest Minas), Gustavo Almeida, e do secretário de estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais (Seinfra) Pedro Bruno.
Os convidados falaram sobre os investimentos, projetos e possibilidades ligados à infraestrutura em diferentes segmentos. Ambos os painéis foram mediados por Emir Cadar Filho.