Começa, nesta segunda-feira, em Belo Horizonte, a Campanha Estadual de Multivacinação, visando atualizar as vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos até o dia 29 de novembro.
Com 153 centros de saúde nas nove regionais da cidade e o Serviço de Atenção à Saúde do Viajante pronto para atender a população, o objetivo é fortalecer a proteção contra doenças imunopreveníveis e avançar no controle e erradicação de enfermidades.
Diversas vacinas serão oferecidas, incluindo rotavírus, poliomielite, meningocócica ACWY, pneumocócica 10, hepatites A e B, HPV, febre amarela, tríplice viral e gripe.
Publicidade
A vacina Qdenga, contra a dengue, será administrada para o grupo de 6 a 14 anos, dependendo da avaliação vacinal, e o imunizante BCG estará disponível apenas nos locais de referência indicados no portal da Prefeitura.
A vacina contra a covid-19 também faz parte da campanha, com 8,2 mil doses destinadas ao público infantil e adulto.
No entanto, devido à falta de estoque, a vacina contra a varicela não estará disponível, e a tríplice bacteriana (DTP) será substituída pela pentavalente, conforme orientação do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Para a vacinação, é essencial que os pais ou responsáveis levem uma caderneta de vacinação, um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço residencial.