Pela primeira vez desde 2016, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) registrou uma alta nas operações de crédito para a indústria, que superaram as destinadas ao agronegócio.

Até setembro, os financiamentos para o setor industrial representavam 27% do total do BNDES, enquanto o crédito para o agronegócio ficou em 26%. No total, foram aprovados R$ 154 bilhões para a iniciativa Nova Indústria Brasil ,

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou que esses números refletem uma transformação na qualidade do crescimento econômico do país, impulsionado pela confiança nos investimentos industriais e nas condições macroeconômicas desenvolvidas. A iniciativa Nova Indústria Brasil visa

Publicidade

301.852 post e banner Senac Banner 1

Além disso, segundo a Agência Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicaram crescimento na produção industrial em setembro, com um aumento de 1,1% em relação ao mês anterior, impulsionado pela produção de bens de capital, que cresceu 4,2% .

Paralelamente, a taxa de desocupação caiu para 6,4% no trimestre de julho a setembro, a segunda menor da série histórica da PNAD Contínua do IBGE desde 2012. O aumento do emprego foi significativamente impulsionado pela indústria, com crescimento de 3,2%.