O Governo de Minas Gerais, em parceria com a empresa chinesa FTXT (subsidiária da Great Wall Motors) e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), firmou um Memorando de Entendimento (MoU) promovendo uma cooperação em tecnologias de hidrogênio verde.

O acordo, assinado em Xangai durante uma missão oficial do governador Romeu Zema, é voltado para o desenvolvimento e fornecimento de soluções energéticas sustentáveis, com foco no uso de hidrogênio como combustível em caminhões e outros veículos.

Os caminhões são equipados com células a combustível que convertem hidrogênio em eletricidade, oferecendo uma alternativa de baixa emissão para veículos de carga pesada. A Unifei desempenhará o papel de fornecer o hidrogênio e colaborar em pesquisas sobre essa tecnologia.

Publicidade

301.852 post e banner Senac Banner 1

“Esse MoU representa uma das principais estratégias do Governo de Minas para impulsionar o desenvolvimento econômico do nosso estado: a adoção do modelo Tríplice Hélice. Por meio desse modelo, conseguimos unir governo, academia e setor privado em prol do crescimento, e posso garantir que ele tem dado muito certo”, afirmou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

“O fato de a empresa levar não só os produtos, mas sua tecnologia para Minas Gerais é o grande diferencial desse acordo”, pontuou o reitor da Unifei, Edson Bortoni.

A FTXT integra a GWM e visa ao desenvolvimento de tecnologias de energia limpa, com foco no avanço de células de combustível de hidrogênio, contribuindo para a redução de emissões no setor de transportes.

Esta parceria, que une esforços entre governo, academia e setor privado, simboliza um marco na inovação energética em Minas Gerais, reforçando o compromisso com o desenvolvimento de soluções sustentáveis.

Com duração inicial de 12 meses, renováveis ​​por mais 60, o MoU contempla a criação de infraestrutura de abastecimento para caminhões movidos a hidrogênio verde. Esses veículos foram realizados testes em uma rota experimental entre o Sul de Minas e São Paulo, utilizando o Centro de Hidrogênio Verde da Unifei como base para o abastecimento.

A parceria almeja fomentar uma cadeia produtiva local e promover a instalação de uma fábrica de células de combustível no estado.

Esse acordo simboliza um avanço no modelo de cooperação Tríplice Hélice, que integra governo, setor privado e academia para o desenvolvimento econômico sustentável.

Romeu Zema destacou que “o governo tem incentivado a produção renovável com incentivos tributários, fazendo de Minas Gerais uma referência nacional em energia limpa.”

A parceria também fortalece as relações comerciais com a China, um dos principais parceiros do Brasil, e faz parte de uma série de encontros estratégicos na China e na Europa para atrair em