18
Entre janeiro e setembro, a indústria mineira manteve-se em crescimento, impulsionada pelo aumento do poder de compra das famílias, pela ampliação dos investimentos e por políticas de transferência de renda e crédito acessíveis, que sustentaram o consumo interno.
No entanto, apesar da recuperação dos investimentos tenham recuperado ritmo após a queda de 2023, os níveis atuais permanecem historicamente baixos, exigindo cautela. Para o futuro próximo, a expectativa é de continuidade no crescimento, mas a necessidade de ajustes nas contas públicas, como o aumento da taxa básica de juros, já aponta riscos.
A elevação dos juros impacta negativamente a concessão de crédito, elemento vital para o setor.
Publicidade
Além disso, a recente volatilidade cambial pode pressionar os preços de insumos importados, um aspecto sensível para a indústria de transformação.
Para o futuro, espera-se que o crescimento continue, mas com riscos associados a possíveis ajustes nas contas públicas, como o aumento da taxa básica de juros, que pode afetar a concessão de crédito.
Além disso, a volatilidade cambial recente pode elevar os custos de insumos importados., um aspecto sensível para a indústria de transformação.
Nesta analise, a indústria mineira enfrenta um cenário desafiador para os próximos meses, com a necessidade de equilibrar o crescimento interno com as incertezas macroeconômicas, especialmente relacionadas à política.
Confira o Index completo neste link.
Leia mais:
Publicidade