A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) foi mais uma vez reconhecida com o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), o que coloca a capital entre as cidades mais transparentes do Brasil.

O reconhecimento foi promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em colaboração com o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT).

O objetivo do PNTP é padronizar e promover a transparência pública em entidades de todo o país, atribuindo selos de qualidade a quem se destaca.

Publicidade

superbanner institucional sebraeminas nov24 web balcao 1

Na última edição do programa, que avaliou cerca de 7 mil portais públicos de entidades federais, estaduais e municipais, Belo Horizonte alcançou 92,66% dos critérios de transparência exigidos, superando o índice da edição anterior (88,11%) e reforçando o compromisso de gestão municipal com a transparência.

Além disso, Belo Horizonte tem se destacado em outras premiações relacionadas à governança e à transparência. Recentemente, uma cidade conquistou o 1º lugar entre as capitais no Prêmio Band Cidades Excelentes, no eixo de Transparência, Governança e Eficiência Fiscal.

Belo Horizonte também obteve o 1º lugar, empatado com São Paulo, no Ranking da OKBR de Dados Abertos, evidenciando a acessibilidade das informações públicas.

O controlador-geral do município, Leonardo Ferraz, celebrou o reconhecimento como um reflexo do compromisso da cidade com a transparência. Segundo ele, Belo Horizonte busca ser “cada vez mais uma cidade transparente”.

Cláudia Fusco, controladora-geral adjunta, destacou a importância da transparência ativa, que permite aos cidadãos o acesso contínuo às informações públicas, fortalecendo a confiança nas instituições e contribuindo para uma gestão ética.

Leia mais: