18

Está chegando aquela época do ano em que muitos donos se desesperam pois não sabem o que fazer para ajudar o pet que sofre com muito medo dos barulhos do fogos.

O processo para realmente trabalhar o medo é mais longo, portanto, darei aqui orientações paliativas para ajudar quando chegar o dia.

Antes das orientações quero lembrar que nesta época festiva muitos cães fogem ou pulam das janelas pelo medo e falta de direcionamento, então peço que redobrem a atenção com janelas e portões.
Veja abaixo as orientações:

Publicidade

superbanner institucional sebraeminas nov24 web balcao 1
Segurança e tranquilidade
  1. Crie um ambiente seguro e tranquilo: ATENÇÃO com janelas e portões abertos e o acesso que o seu cão tem a eles.

Isolamento: Durante os fogos, tente manter o cão em um ambiente mais silencioso, como um quarto sem janelas ou no interior de casa, onde o som fica mais abafado.
Feche portas e janelas: Isso ajuda a bloquear parte do barulho e impede que o cão fique ansioso por ver os flashes de luz através das janelas.
Mantenha as cortinas ou persianas fechadas: Isso diminui os estímulos visuais causados pelas luzes dos fogos.
Referência: Deixe a caminha do cão no quarto, de preferência uma caixa de transporte aberta.

2. Distração positiva: Pode ser que o medo seja intenso e o seu cão não se interesse(mas vale a tentativa)

Use música suave ou sons relaxantes: Sons como música clássica, ruidos brancos etc.
Enriquecimento ambiental: Compre casco bovino, orelha desidratada, traqueia desidratada e preencha com patê no dia anterior e deixe no freezer ate o dia seguinte. Forneça congelado quando seu cão estiver nesse ambiente seguro.

3. Calmantes naturais/Medicações: CONSULTE O VETERINÁRIO!!

4. Desensibilização gradual: Leva tempo, mas você pode começar hoje.

Treinamento progressivo: Se possível, tente fazer uma dessensibilização ao longo do tempo. Reproduza gravações de sons de fogos em volume baixo e gradualmente aumente a intensidade enquanto treina o cão.

5. Técnicas de compressão
Camisetas ou coletes de compressão: Há coletes que aplicam uma leve pressão no corpo do cão (como o Thundershirt), que pode ajudar a acalmá-los durante momentos de estresse. Algodão dentro do ouvido pode ajudar amenizar também.

6. Aconselhamento profissional
Busque um profissional de comportamento canino caso o medo do seu cão seja muito intenso. E sim, você pode seguir este protocolo para ajudar também os gatinhos.

Com essas abordagens, você pode ajudar seu cão a se sentir mais seguro e confortável durante as comemorações com fogos de artifício. Lembre-se, se o medo persistir, sempre procure a orientação de um profissional para encontrar a melhor solução para o seu amigo peludo.

Seu cãozinho passa por isso?

Entre em contato e agende uma consultoria!

Aléxia Soares

Educadora Canina

Instagram: @alexiamsoares
WhatsApp: (31)99540-1371

Leia mais:
Para você que tem um cão inseguro!

Publicidade

301.852 post e banner Senac Banner 1